Entre as medidas adotadas pela FIDENS para controlar as emissões atmosféricas estão a aquisição de uma moderna frota de veículos e a manutenção periódica dos equipamentos, que inclui verificações regulares e constantes trocas dos filtros.

Além disso, todos os equipamentos próprios ou de empresas subcontratadas, movidos a óleo diesel, têm suas emissões de fumaça preta (fuligem) controladas. Essa medição é feita desde 2007 por meio da escala Ringelmann, que conta com cinco tons, que vão do cinza ao preto. Para aplicá-la, basta comparar a cor da fumaça emitida com os tons da escala. O resultado é imediato e lembra um semáforo de trânsito: os níveis 1 e 2 indicam sinal verde; o nível 3 corresponde ao sinal amarelo e pressupõe ações de controle imediata; os níveis 4 e 5 acionam sinal vermelho e significam paralisação do equipamento para manutenção.

Outro indicador para aprimorar o controle de emissões atmosféricas é a porcentagem de equipamentos programados para teste. Com isso, a FIDENS pode controlar com precisão o número de equipamentos que deveriam ser testados em determinado período e os que efetivamente foram submetidos à avaliação.

Também dentro das medidas de monitoramento de emissão atmosférica está o sistema de controle presente em todas as usinas de asfalto da FIDENS, que contam com filtros de manga regularmente limpos e/ou trocados, e a umidificação de vias para controlar a emissão de poeira.

Rua Alagoas, 1.000, Sala 704, Funcionários
Belo Horizonte, Minas Gerais
CEP: 30130-160
Telefone: + 55 31 2121-0200 | Fax: + 55 31 2121-0236
Contato: contato@fidens.com.br