FCA - RAMAL FERROVIÁRIO
Local: São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)


A obra, contratada pela Vale, consistiu na duplicação ferroviária do Pátio 7-A da Ferrovia Vitória-Minas Gerais e do ramal de acesso à Mina de Brucutu, no município de São Gonçalo do Rio Abaixo, Minas Gerais.

Os serviços incluíram terraplenagem, desmonte de rocha com fogo cuidadoso, drenagem, obras de arte e de contenção, revegetação e superestrutura ferroviária. Essa obra proporcionou um melhor escoamento da produção da Mina de Brucutu, passando de 6 milhões de toneladas /ano para 30 milhões.

São transportados para o Porto de Tubarão os minérios da Vale e outros produtos como agrícolas, especialmente soja, cimento e industrializados em geral.

A última etapa da obra, realizada em 2006 por meio de aditivo contratual, consistiu na realização dos serviços de contenção das erosões ocorridas durante o período chuvoso, no quilômetro 28 da ferrovia.

Para a comunidade local, a obra significou, além da geração de empregos diretos e indiretos, maior fluidez e menor tempo de espera do trem de passageiros que circula de Belo Horizonte para Vitória diariamente, atendendo às cidades da região Metalúrgica, Vale do Aço e Vale do Rio Doce.

A obra contou com medidas de proteção ao meio ambiente, principalmente cuidados com a vegetação local e preservação dos recursos hídricos; coleta seletiva de lixo em todas as etapas; instalação de sistema de filtros e fossa séptica nos canteiros e banheiros químicos nas frentes de trabalho; recuperação e revegetação de todas as áreas afetadas em jazidas, bota-foras e caminhos de serviço.

No pico da obra, em junho de 2005, o efetivo FIDENS foi de 120 empregados próprios e 290 subcontratados, em média, com um total de 410 empregos diretos e vários indiretos, entre eles os fornecedores de alimentação, transporte e materiais em geral, aumentando o comércio local dos municípios próximos, como São Gonçalo do Rio Abaixo, Barão de Cocais e Santa Bárbara.



Rua Alagoas, 1.000, Sala 704, Funcionários
Belo Horizonte, Minas Gerais
CEP: 30130-160
Telefone: + 55 31 2121-0200 | Fax: + 55 31 2121-0236
Contato: contato@fidens.com.br