PONTE DO SALOBO
Local: Parauapebas (PA)


Contratada pela Salobo Mineração SA, organização subsidiária da Vale, a obra da Ponte do Salobo, sobre o Rio Itacaiúnas, no Estado do Pará, no acesso de Carajás à Mina do Salobo, entre as cidades de Marabá e Parauapebas, foi um trabalho da FIDENS em consórcio com a Construtora Barbosa Mello.

A obra foi de grande importância para os moradores da região e para a Vale, no que se refere à facilitação do acesso e transporte, que até então era possível apenas por meio de balsa. O serviço consistiu na construção de uma ponte de concreto armado, em uma extensão de 140 metros, e os acessos dos dois lados da ponte, em uma extensão de 1,5 quilômetro.

Um dos diferenciais da obra foi a execução simultânea de várias etapas dos serviços: estrutura, pré-lajes armadas, armação, guarda-corpo e finalização da mesoestrutura, o que foi possível devido a uma alteração do plano de trabalho da FIDENS.

Outro destaque foi a construção de toda a estrutura metálica, apoiada sobre o encontro da ponte, e, posteriormente, o lançamento da estrutura sobre o apoio deslizante.

Foram tomados todos os cuidados necessários para a preservação ambiental. Antes do início da obra, os animais e as plantas raras da região foram transferidos para outro habitat, para garantir a proteção da densa Floresta Amazônica na região dos trabalhos.



Rua Alagoas, 1.000, Sala 704, Funcionários
Belo Horizonte, Minas Gerais
CEP: 30130-160
Telefone: + 55 31 2121-0200 | Fax: + 55 31 2121-0236
Contato: contato@fidens.com.br