FÁBRICA DE CIMENTO VOTORANTIM
Local: Xambioá (TO)


A obra consistiu na implantação de uma nova unidade industrial de cimentos da Votorantim, em Xambioá, no Tocantins. Os principais serviços foram execução de forma, dobra e armação de aço e concreto de estruturas. Foram movimentados 2,7 mil toneladas de aço, 30 mil metros quadrados de forma e 20 mil metros cúbicos de concreto, com inúmeros desafios para a equipe FIDENS, tais como a logística da região, o clima, o cumprimento do prazo contratual e a complexidade das estruturas, além da interferência com as obras de montagem eletromecânica, que aconteceram simultaneamente às da FIDENS.

O empreendimento é composto por 16 prédios industriais. A expectativa é de que a fábrica passe a atender às regiões Sul e Sudeste do Pará, além de grande parte do Centro-Oeste do Brasil. Além disso, a execução dos trabalhos também contribuiu para o desenvolvimento da comunidade local, com a criação de empregos.

Vale destacar que novas tecnologias foram adotadas. Por se tratar de uma construção vertical, com prédios de 110 metros de altura, foram utilizadas quatro gruas com lanças de até 60 metros e capacidade de carga de 2 mil quilos e formas deslizantes para a construção dos silos de cimento, tanto de homogeneização, quanto de clínquers.




Obra concluida Obra concluida Obra concluida Obra concluida
Rua Alagoas, 1.000, Sala 704, Funcionários
Belo Horizonte, Minas Gerais
CEP: 30130-160
Telefone: + 55 31 2121-0200 | Fax: + 55 31 2121-0236
Contato: contato@fidens.com.br